Muitas empresas já entenderam que a inovação deve ser a ferramenta central para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, se aliam à consultoria de e-commerce para criar uma execução digital equilibrada e altamente eficaz.
Neste cenário cada vez mais necessário e competitivo, obter sucesso na transformação digital significa também desenvolver um olhar crítico para os processos internos da indústria para entender quais são os objetivos a curto e médio prazo, além de conhecer quais são as impossibilidades operacionais que podem dificultar essas inovações. E essa análise envolve principalmente as áreas de Marketing, TI, Financeiro, Produtos e Vendas e traz impactos diretos no relacionamento com a cadeia comercial (distribuidores, revendas e representantes comerciais).
A visão mundial da digitalização
A companhia de consultoria empresarial americana McKinsey & Company estima que empresas que investem em melhorias na experiência do cliente podem ter uma redução de 10% a 15% na rotatividade dos clientes. Isso reflete em um aumento de 20% a 40% de ofertas e uma redução de 50% nos custos de atendimento.
Quando trazemos essas informações para a indústria B2B, percebe-se que os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes. A explicação é relativamente simples: os compradores profissionais dessas marcas também são, em seu tempo livre, consumidores B2C. Isso faz com que a grande maioria já esteja acostumada com uma jornada de compra facilitada e com expectativas moldadas por grandes empresas B2C. Logo, quando este público realiza compras executivas, a esperança é ter uma experiência tão boa quanto a feita em seus momentos de lazer.
A necessária digitalização do B2B
Na hora de traçar estratégias para melhoria na experiência do consumidor, é preciso entender os desejos e expectativas do seu cliente B2B. Do lado da indústria, nós já sabemos quais são os focos principais: economia de custos, aumento da eficiência do processo de compra e satisfação do cliente interno. Mas, e do público do mercado B2B? Alguns insights importantes:
- A geração Y é responsável por 73% de todas as decisões de compra B2B;
- Clientes B2B compram 75% dos produtos online e 47% pesquisam na internet durante este processo;
- Mais de 1 em cada 4 compradores enxergam na automação a principal responsável pelas mudanças no mercado B2B nos próximos 5 anos.
Os dados são da Sana Commerce, empresa de software de comércio eletrônico holandesa. Por esse e outros motivos, a pergunta não é mais “quando certa empresa irá se digitalizar?”. E, sim: “por que a empresa ainda não se digitalizou?”.
O papel de uma consultoria digital
Em uma estrutura multicanal, é possível criar excelentes experiências que tragam a união entre vendedores e clientes em portais de e-commerce B2B ou até mesmo por redes sociais. Para que tudo funcione de forma excelente, contar com parceiros especialistas permite criar estratégias adequadas aos objetivos comerciais.
Nesse caso, consultorias de inteligência em negócios digitais podem ser uma boa saída para facilitar esse processo como um todo: desde a concepção de qual rota traçar em cada momento até a implementação e execução. Afinal, contar com empresas que já atuam no ramo com expertise e experiência permite otimizar o tempo da sua empresa e gerar resultados assertivos no seu negócio.