A Transformação Digital chega para todos. No caso da indústria, ambientada em uma cultura mais voltada para o offline, optar pelo D2C (Direct to Consumer), através de uma estratégia full commerce, soa como uma saída interessante para se ingressar no virtual.
Este caminho está trazendo certo entusiasmo para muitas companhias. No entanto, para conquistar bons resultados, primeiro é preciso fazer um exercício de diagnóstico de seu próprio negócio para entender se este cenário é favorável para o seu setor. O que muda quando se migra do offline para o online? Basicamente tudo.
As 3 perguntas essenciais para se fazer antes de se digitalizar
Entender o seu próprio cenário e analisar se existe espaço para uma digitalização estratégica são medidas essenciais que devem ser levadas em conta antes de se aventurar em mares virtuais.
Confira abaixo alguns questionamentos que ajudam a esclarecer quais os primeiros passos a seguir e permitem traçar um plano de ação eficaz.
- Qual o objetivo da digitalização?
Ingressar no mundo dos e-commerces só para surfar a onda das tendências de consumo não pode ser a resposta – muito menos a frase “porque comigo, o cliente terá a opção de comprar mais barato”. Afinal, até que ponto é viável para a sua marca vender apenas uma unidade de um produto (via site), se trabalha-se com produção em larga escala?
É preciso ir mais a fundo e entender o verdadeiro motivo de um consumidor deixar de comprar o seu produto via varejo e comprar diretamente com você.
No entanto, se sua intenção for oferecer itens personalizados e exclusivos (algo relativamente simples para uma fábrica) ou vender em regiões onde sua marca ainda não é conhecida via varejo, essa estratégia pode ser muito bem-vinda!
- Quais resultados desejam ser alcançados?
O mundo online exige dinamismo e quem vai preparado, alcança resultados melhores. Não ter muito claro (e, preferencialmente, documentado) o que se quer ganhar com essa estratégia faz com que seu negócio esteja à deriva em momentos desafiadores.
Aumentar as vendas, entender a jornada do consumidor, oferecer um produto único ou estabelecer um relacionamento mais próximo e confiável com seu cliente podem ser respostas favoráveis.
- Sua indústria está preparada para essa nova abordagem?
Além das dificuldades já presentes no cotidiano empresarial, a sua fábrica está preparada para incluir novas demandas, como:
- Adaptar informações de catálogo de produto para o universo do e-commerce;
- Questões operacionais, como separação do produto, checagem, faturamento e despacho;
- Emitir nota fiscal para o consumidor final;
- Atendimento ao cliente antes, durante e depois de uma compra;
Pode parecer óbvio, mas não pensar sobre questões iniciais muitas vezes é o início de uma estratégia fadada a falir.
Agregar uma solução full commerce pode ser a saída
Saber quais contas fazer e quais setores analisar pode não ser uma tarefa fácil, mas há quem ajude nessa missão.
Consultorias e empresas de full commerce usufruem de todo o seu know-how da área e entregam toda a cadeia de e-commerce para as companhias: desde a criação da plataforma, cadastro de produtos, armazenamento até a entrega, criação de estratégias de marketing e SAC.
Um caminho favorável, que permite que a indústria não só foque em sua produção, como também trabalhe um modelo omnichannel com resultados positivos e satisfatórios.