A indústria brasileira possui relação direta com mudanças culturais, recessão econômica global e diversos outros fatores que constantemente sofrem alterações. Sem falar nas relações internacionais com parceiros, importadores, exportadores e tudo que engloba o comércio e meio de produção destes terceiros.
O cenário não poderia ser diferente com o setor de Alimentos, Bebidas e Tabaco, foco da pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional obtida pela DWBH. Um dos principais dados deste estudo foi o grande fator externo que contribuiu para o aumento do faturamento deste setor: a inflação nos preços dos alimentos. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) esse aumento foi de 13,3% em 2020 em relação ao ano anterior. Neste período tão incerto, no qual fatores externos são tão decisivos para a lucratividade final de um negócio, é importante ter o apoio para navegar por essas adversidades. Redução de despesas, otimização de processos e aumento de produtividade são algumas estratégias realizadas com o suporte da consultoria digital.
Além disso, é importante reforçar que os hábitos de consumo e, consequentemente, alimentares, também sofreram alterações neste mesmo ano, devido à pandemia da Covid-19. Neste período, houve um aumento significativo do consumo de delivery de alimentos, com uma gama de players no mercado oferecendo entregas não apenas de comidas prontas mas também de compras de supermercado, farmácia, entre outros. O tráfego de sites e aplicativos dessas empresas aumentou em 13% em 2021, totalizando 2,2 bilhões de acessos, segundo pesquisa realizada pela GS&NPD em parceria com o Instituto Food Service Brasil. Mas, com a redução dos casos de pacientes infectados pela Covid-19, a população retorna aos seus hábitos tradicionais e volta a frequentar restaurantes e bares como lazer, o que faz com que empresas busquem novas estratégias, repensem os canais de distribuição e como continuarão presentes na vida do consumidor.
Ao observar todos os dados levantados pela Euromonitor, é possível entender o futuro do setor como todo – alimentos orgânicos e não orgânicos, assim como bebidas e tabacos. A pesquisa mostra a estrutura de custo, participação das exportações por categoria, principais parceiros internacionais e muito mais. A previsão é que o setor cresça 8,8% ao ano até 2029. Em outras palavras, em dez anos, de 2019 até 2029, o setor possui a capacidade de dobrar de tamanho.
Existem inúmeras oportunidades para expansão de empresas que atuam nesta área e também para inserção de novos players. Com a consultoria digital da DWBH seu negócio terá acesso a uma inteligência de mercado com metodologia exclusiva e com as pesquisas do cenário econômico macro e micro, que possibilitam a criação de estratégias únicas. Conheça mais sobre os nossos serviços e entre em contato.