De acordo com o relatório 2020 Digital Trends da multinacional americana Adobe, as empresas que priorizam a experiência do cliente têm 3 vezes mais chances de ultrapassar suas metas de negócios. Diante desse dado, é notável a necessidade das companhias priorizarem as vontades e interesses dos clientes.
Para realizar uma digitalização completa do mercado B2B, é necessária uma análise profunda e o estudo de diversos fatores antes de fazê-la, mas principalmente da força de vendas e interação do vendedor com o digital. Com o objetivo de evitar deslizes durante o processo, é fundamental que haja um direcionamento correto da equipe de vendas.
Qual o papel da força de vendas no mercado B2B?
Um dos principais passos para uma transformação digital efetiva é estruturar e preparar a equipe de vendas para o e-commerce. Por isso, é importante que a sua empresa não só foque na experiência do cliente, como também entenda que ela está diretamente ligada ao vendedor e como ele se relaciona com os mesmos. Para que não haja problemas como, por exemplo, vazamento da política comercial.
Imagine que o vendedor consegue oferecer melhores condições de preço e descontos ao cliente do que o seu e-commerce? Provavelmente, o cliente irá realizar suas compras com a equipe de vendas e o digital perderá sua credibilidade.
Portanto, é essencial que o comercial esteja alinhado com a transformação digital e o valor que ela tem para o negócio, além de seu e-commerce conseguir replicar o valor que sua força de vendas entrega.
Por que é importante treinar a equipe comercial?
Uma equipe comercial pouco alinhada pode gerar diversos impasses para a empresa, dentre eles, a ineficiência da digitalização. Por isso, é tão importante ter o suporte de uma consultoria de e-commerce especializada em preparar os vendedores para essa transição.
Durante a transformação digital, diversas dúvidas podem surgir, uma vez que é um processo novo e que envolve várias áreas da companhia, com diversas etapas. Por isso, o apoio especializado é grande aliado da sua empresa nessa fase.
Ao lado dela, seu negócio conseguirá tomar decisões mais assertivas e treinar a equipe comercial para ter foco correto no digital atingindo os resultados e vendas esperados.
Além disso, a consultoria agrega uma visão crítica agnóstica, já que muitas vezes um olhar de fora é capaz de enxergar os pontos de melhoria de forma mais nítida.
Quais soluções contribuem para a digitalização B2B?
Algumas estratégias fazem grande diferença na hora de realizar a digitalização B2B, tais como:
- Compreender que o cliente é sempre o mesmo, ou seja, não é vantajoso criar qualquer tipo de divisão entre on e off. O consumidor deve entender que o digital é mais um meio de contato com a marca;
- Incentive o engajamento da força de vendas. Para isso, envolva ela desde o início do projeto de digitalização até o lançamento; e
- Mantenha a remuneração do vendedor do e-commerce. Procure maneiras de incentivar o comercial a trazer clientes para a plataforma on-line.
Diante disso, sua empresa contará com uma força de vendas interessada em alavancar as potencialidades do digital e fazer dele uma das principais ferramentas de vendas do seu negócio.