Com o final do ano se aproximando, começamos a especular as tendências do mercado para 2022, além de refletirmos sobre a temporada que passou. O período pandêmico “forçou” compradores e vendedores a se tornarem digitais, e é essa jornada do usuário que foi e ainda será a estratégia em foco no marketing B2B (business to business).
Segundo o E-commerce Brasil, a adaptabilidade foi o maior ensinamento proposto com tanto barulho no meio digital, enquanto o maior questionamento foi como fazer para uma empresa se destacar no online.
Para 2022, a tendência é procurar ainda mais fluidez e, principalmente, autonomia na hora de fazer negócios, e como no mundo digital encontramos inúmeras oportunidades para estar em contato com clientes, as empresas precisam definir qual “conversa” atende o seu modelo de negócios.
No meio desse mercado fervoroso, já imaginou conquistar uma relação próxima e longa com seus clientes? E se, além disso, ele ainda tivesse experiências integradas, independente do canal, com uma comunicação assertiva em toda a jornada, não só durante a compra e recompra?
Com uma comunicação omnichannel isso é possível, uma vez que a marca usa diversos canais para atender e vender para o cliente, integrando offline e online de forma que não haja ruídos. Assim, ele eleva a experiência do consumidor e oferece diversos meios de contato com a empresa.
Em que essa estratégia pode agregar?
Antes vista como “exceção” ou “uma das principais tendências de mercado”, a presença omnichannel deixou de ser uma opção e tornou-se obrigatória nas empresas, principalmente depois do período pandêmico, em que os canais de venda tradicionais perderam espaço para o digital.
Dados levantados pela Omnisend em 2020, mostram que empresas que usaram três ou mais canais em campanhas apresentaram uma taxa de venda 287% maior de aquelas que utilizaram apenas uma.
Ainda de acordo com a pesquisa feita pela Omnisend, a frequência de compra tende a ser 250% maior no omnichannel que no single channel, e o valor de seu ticket médio tende a ser 13% maior.
Vale ressaltar alguns dos canais de interação possíveis que a marca pode usar para aderir a omnicanalidade, como: site, e-mail marketing, redes sociais, atendimento presencial, entre outros.
De encontro com essas informações, a pesquisa da Aberdeen também evidencia que as empresas que sabem como executar a estratégia omnichannel conseguem reter cerca de 89% dos clientes.
Implementando o omnichannel B2B
Ao compreendermos que a jornada do usuário é o foco e que colocá-los no centro gera diversos benefícios, entende-se que a implementação do omnichannel é algo muito promissor.
Para entender a jornada do usuário e descobrir como gerar dados que se transformem em informação relevante para o negócio, é importante contar com a ajuda de uma consultoria de e-commerce.
Com essa parceria, sua empresa tem ajuda especializada para analisar quais canais existentes valem a pena manter e quais podem ser implementados para melhorar seus resultados.
Outro ponto importante é ter certeza de que a empresa está realmente preparada para uma transformação digital tão grande. Migrar do offline para o online altera diversos processos no mundo empresarial, como a mudança de hábito de vendedores, representantes comerciais e varejistas.
Para ajudá-lo nisso, o ideal é investir em uma plataforma que faça a automação e integração entre os canais certos para o negócio, assim como em uma consultoria que apresente soluções e estratégias digitais mais eficazes para que os objetivos da empresa sejam atingidos.