A criação de e-commerces e marketplaces não para de crescer no território nacional. O resultado disso tem relação com a atual situação econômica do Brasil. Segundo a edição de agosto do Data Stories, conteúdo mensal feito pela Kantar IBOPE Media, o número de autônomos no país cresceu cerca de 59%, em comparação ao mesmo período em 2016. O estudo também mostrou que os 10 sites de varejo mais acessados por aqui também são marketplaces.
O termo inglês remete ao modelo de negócio conhecido como “vendido por e entregue por” e tem se destacado por agregar diversas lojas online em um único lugar, tornando uma valorosa fonte de lucro com redução de gastos em recursos.
Na visão do consumidor, ter em mãos as principais marcas que consome em um único lugar traz inúmeras vantagens. Mas, e no olhar do empreendedor? Será que vale a pena investir na gestão de marketplace?
O movimento das grandes empresas prova que sim. Ainda sobre o estudo da Kantar, os dados revelam que os maiores marketplaces do Brasil investiram cerca de 13% a mais no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período em 2020. Os recursos foram destinados, principalmente, à mídia digital.
Além disso, a abertura do e-commerce da AliExpress para vendedoras brasileiras deixa o cenário ainda mais competitivo, já que a plataforma chinesa é considerada a maior do mundo em termos de marketplace.
As 3 principais estratégias de gestão de marketplace
Quando um negócio inteiro está acoplado em outro, as facilidades são inúmeras e os ganhos são nítidos. Porém, para que tudo flua bem, é preciso pensar em estratégias para uma gestão eficaz.
De forma resumida, trouxemos aqui 3 das principais táticas. Confira abaixo!
- Entenda seu público e selecione produtos certos
Conhecer quem são os seus consumidores sempre foi essencial, mas quando você entra com a sua empresa em um canal já existente, saber tudo da sua marca é obrigatório. Isso porque a plataforma possui características e públicos específicos
Lembre-se que marketplaces não são branding, eles são um canal de venda. Hoje em dia, ter um sortimento muito variado pode não trazer bons resultados. Seja específico e analise os resultados.
- Acompanhe o ritmo do marketplace
Assim como em qualquer negócio, quanto maior a concorrência, maior o desafio. Por isso, não há mais espaços para amadorismo!
Estruture sua marca para o atendimento e acompanhe a velocidade do canal escolhido. Essa tática é fundamental para que qualquer parceria funcione.
- Priorize um bom relacionamento com o marketplace
Manter um bom networking também envolve oferecer boas promoções e serviços para beneficiar ambas as partes.
Nesse quesito, participar de eventos promovidos pela empresa, entender as estratégias e abraçar para seu próprio negócio as dicas oferecidas pela plataforma é de extrema relevância para um relacionamento construtivo e duradouro.
O cenário pode parecer desafiador, mas contar com serviços específicos que ajudem a sua marca a deslanchar no universo digital pode ser um ótimo caminho. Nesse momento, uma consultoria de e-commerce pode ser ideal para, além de analisar os pontos de melhoria da sua loja, também contribuir para uma estratégia capaz de alavancar resultados.