Atualmente, tão importante quanto investir em melhorias do serviço ou produto oferecido pela empresa, é destinar grande parte dos esforços da marca para oferecer uma boa experiência ao cliente. Uma pesquisa realizada pela RightNow mostrou que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter uma experiência melhor.
Por isso, além de vender algo que se destaque no mercado, é fundamental que o e-commerce disponibilize um bom atendimento ao cliente, SAC rápido e eficiente, plataforma de compras responsiva e intuitiva, entre outros fatores que tornam o user experience cada vez melhor.
Para desenvolver uma estratégia que coloque o cliente em foco, é essencial estudar alguns pontos importantes relacionados a sua empresa digital, além de contar com uma consultoria de e-commerce, a qual é especialista em desenvolver, ao lado da marca, as melhores práticas para aprimorar o relacionamento com o consumidor.
Como melhorar a experiência do consumidor B2B?
Um levantamento feito pela Forrester Research apontou que apenas 1% das campanhas destinadas ao público B2B unem relacionamento com o cliente e experiência após a jornada de compra. Assim, o e-commerce B2B está falhando ao colocar essa relação em segundo plano, uma vez que apesar de a venda ser entre empresas, por trás das marcas temos pessoas que querem receber um atendimento personalizado.
Para solucionar essa falha, as empresas digitais podem investir em algumas práticas que fazem a diferença no user experience, tais como:
Invista na comunicação multicanal
Um dos pontos importantes para crescer como um e-commerce, principalmente durante uma transformação digital, é ter uma comunicação alinhada em todos os canais usados, seja offline ou online.
Portanto, os vendedores precisam exercer o mesmo nível de atendimento que a plataforma digital oferece, assim como as promoções, cupons de desconto e serviços ofertados devem estar conectados. A comunicação omnichannel é o futuro e, sem dúvidas, as empresas que investem nisso estão um passo à frente.
Segurança de dados
Uma das maiores preocupações na era digital é a proteção dos dados pessoais e empresariais, por isso os e-commerces devem seguir uma linha rígida de controle de segurança do usuário. Um estudo realizado pela empresa de segurança Kaspersky com 15 mil consumidores de todo o mundo mostrou que 50% dos brasileiros entrevistados afirmam que deixariam de fazer negócio com uma empresa que sofreu violação de dados.
Esse fato está diretamente relacionado à experiência do consumidor, uma vez que um cliente inseguro não terá a melhor relação com a marca e, até mesmo, não se sente à vontade para consumi-la.
Valorize os feedbacks
Conquistar e fortalecer o relacionamento com clientes B2B é um processo mais demorado e difícil em comparação com o público B2C. Por isso, qualquer feedback é valoroso e serve como base para uma estratégia de melhoria na experiência do consumidor.
Interessar-se pelo que as empresas que fazem negócio com a sua marca tem a dizer é um importante passo para criar um jornada de compra mais proveitosa e cada vez mais com a cara do seu consumidor.
Para esse processo, é interessante contar com a ajuda de uma consultoria de e-commerce, que não só conseguirá analisar os pontos de melhoria e destaque da sua empresa, como também ajudará a desenvolver a melhor estratégia para avançar.