O comércio eletrônico sofreu uma grande expansão nos últimos dois anos. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, apontou que, em 2020, o setor cresceu 18% e, pela primeira vez, ultrapassou a marca de R$ 100 bilhões arrecadados.
Neste cenário, o B2C não foi o único que avançou, os consumidores Business to Business também viram no digital uma grande vantagem na hora de fazer negócios. Para 93% dos entrevistados B2B pela Forrester Research, caso haja a possibilidade, é preferível realizar as compras online.
Diante destes dados, fica nítida a necessidade de estar informado sobre as tendências do digital. Neste artigo, você confere as principais estratégias que, desenvolvidas juntamente com uma consultoria de e-commerce especializada, podem ajudar uma empresa digital B2B a acelerar suas vendas.
3 tendências do e-commerce B2B para ficar de olho
Experiência do cliente como foco principal
Uma pesquisa realizada pelo PwC apontou que 89% dos consumidores brasileiros apontam a experiência como um fator importante em suas decisões de compra. Contudo, houve uma queda de 15% nas empresas digitais que buscam proporcionar uma boa experiência ao consumidor.
Este gargalo pode ser a oportunidade que muitos e-commerces B2B precisam para se destacar e ampliar o capital, já que dados divulgados pela American Express mostram que 69% dos consumidores gastariam mais em uma empresa que oferece melhor atendimento ao cliente.
Atendimento personalizado
Além de um bom atendimento, os clientes estão em busca de um diálogo personalizado, ou seja, que se encaixe com o perfil pessoal de consumo e os faça sentir próximos da marca. Segundo o levantamento da Salesforce, 72% dos consumidores esperam uma comunicação personalizada das marcas antes deles decidirem efetuar a compra.
Muitos brasileiros acreditam (40%) que, com o avanço da tecnologia, não será mais necessário usar pessoas para criar conversas personalizadas. Assim, softwares e inteligências artificiais serão capazes de usar dados para desenvolver esta experiência.
O Estudo de Comportamento do Comprador de 2020 da DemandGenReport apontou que 80% das marcas B2B já utilizam os dados dos consumidores para oferecer uma experiência mais personalizada, contudo a maioria não consegue usá-los de forma assertiva.
Com uma plataforma CRM e ajuda de chatbots, por exemplo, é possível utilizar dados como histórico de compras, pesquisas e navegação no site, para oferecer uma comunicação personalizada. Com isso, a empresa digital cria uma grande oportunidade de vendas e, até mesmo, fidelização de clientes.
Presença omnichannel
Um dos desafios da transformação digital é alinhar a marca física e on-line para que o cliente receba o mesmo atendimento e experiência nos dois meios. Por mais difícil que seja, esta é uma das tendências do momento.
Uma pesquisa da Adobe mostrou que empresas que investem fortemente no omnichannel possuem um crescimento de 10% na receita a cada ano, além de terem 25% de aumento na taxa de fechamento.
Para conquistar estes resultados, o ideal é conectar todas as plataformas digitais e ambiente físico de uma empresa, de forma que torne a jornada de compra do cliente fácil e otimizada. Além disso, é necessário que os colaboradores entendam e estejam motivados a trabalhar em prol de uma experiência multicanal completa.